1989 - 2009

1989 - 2009

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Jardim de Gaya


A cultura e a arte brasileira em 2005 foram recebidas na França no Ano do Brasil na França. No dia 22 de dezembro de 2008 foi oficialmente lançado pelos presidentes dos dois paises o Ano da França no Brasil, que acontece a partir de 21 de abril a 15 de novembro de 2009, com o propósito de proporcionar aos brasileiros a oportunidade de entrar em contato com a cultura francesa, numa parceria que transpira o ato de criar, pensar e trabalhar juntos. Neste contexto, do dia 08 ao dia 11 de janeiro de 2009 o o Instituto Centro Alternativo para o Desenvolvimento e a Comunicação (ICADC) em parceria com a Associação Francesa Les Apprentis de l’Espérance, sediada no Golfo de Saint Tropez, na régião Provence, convidou a atriz Gabriella Scheer para se apresentar em sua sede, no Jardim de Gaya, localizada na Estrada Roberto Burle Marx, 5.751 na Barra de Guaratiba. A atriz brasileira, que reside na França, divulga a literatura brasileira recitando Clarice Lispector, Machado de Assis, Carlos Drumond de Andrade, Cecilia Meireles e outros. No Jardim de Gaya, Gabriella nos presenteou com sua performance e compartilhou o palco com outros poetas: Paulinho Américo com poesia engajada nos aspectos sociais, politicos e educacionais da nossa sociedade; Isis Marimon com poesia existêncial e o mineiro Adenilson Barcelos de Miranda com poesia intimista e curiosa.
O músico francês Cris do Brasil apresentou-se com um repertório magnífico, deliciando a noite com bossa nova e diálogos com o público, dando informações sobre nossos autores suas canções. Houve momentos mágicos entre os poetas e o músico que nos proporcionaram um encatamento poético mergulhado na música.
Ao ar livre, apresentou-se curta-metragens cedidos pela Cinemateca da Embaixada da França e clipes nacionais dos Anos Dourados promovendo a educação do olhar: uma imagem vale mais do que mil palavras. O Cine Clube Jardim de Gaya espera abrir novos horizontes para a comunidade, renovando e ampliando expectativas.
O francês Jean Bernard, fotógrafo, apresentou ao público o seu último trabalho, retratos de materiais diversos como papel, metal e plástico. Assim ele apresenta o lixo, os vestígios da humanidade, o modo de vida de todos nós e nos convida a reflexões sobre a vida. Tema oportuno com imagens poéticas, obras de alta qualidade gráfica, que ao mesmo tempo belas em exuberância nos alertam.
O Grupo teatral "Entrou por uma Porta", nos trouxe simpatia convidando as crianças para irem ao palco, fazer dele um lugar de emocionante revelação.
A francesa Philippine, estudante de Comércio Exterior, estagiária neste intercâmbio cultural, responsabilizou-se pela logística do evento e, junto aos adolescentes Daviane, Marlua e Michel contemplados pela Oficina culinaria do Jardim de Gaya, a todos encantou com petiscos e sabores franceses.
Vale parabenizar Tony e Isaac, da equipe de produção que proporcionaram uma alta qualidade técnica para este espaço alternativo, novo ponto cultural na Zona Oeste do Rio de Janeiro que, assim, espera incluir a comunidade num processo de democratização por meio da cultura.
Agradecemos a equipe, aos visitantes que prestigiaram as atividades, aos voluntários, aos amigos e a todos que fortaleceram nossa jornada pela sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário